O que é o Desafio das Livrarias?

Postado em: dezembro 7, 2018

O que é o Desafio das Livrarias?

Se você chegou agora na internet e não está entendendo muito bem esse movimento que está começando a crescer nas redes sociais, nós vamos explicar rapidamente.
Ontem, 21 de novembro, a Editora Sextante lançou o Desafio das livrarias, que consiste em nada mais que ir a uma livraria, comprar um livro, postar a foto nas redes sociais utilizando a hashtag e marcar três amigos para se juntarem a essa corrente. Mas por que desse desafio?
Bom, o país está passando por um crise que parece não ter fim, e nos últimos meses, mais especificamente novembro, diversas livrarias foram fechas e grandes respondem juridicamente para não irem a falência. Como leitora, eu também me sinto culpada por essa crise no mercado dos livros, mas existe uma justificativa bem plausível para isso. Na verdade duas, a primeira é comodidade, nada melhor que você ficar em casa esperando pelo seu pacote chegar com livrinhos novinhos e embalados. Mas a segunda justificativa é muito mais considerável que a primeira. Estamos falando de preço.
Devido a esse cenário lastimável que as grandes empresas do ramo literário se encontram, a Editora Sextante resolveu juntar o útil ao agradável. Aproveitando a época festiva do ano e de presentarmos as pessoas que mais amamos, a editora lançou o desafio como uma forma de incentivar as pessoas a frequentarem o local.
Mas, você disso que os valores lá são caros, por que então eu devo ir? Simples, mesmo com os valore caros, muitas delas vivem com descontos interessantes. Saraiva por exemplo, devido a Black Friday, era possível achar livros bons com preços de site. Então por que esperar se pode ter na hora? Além disso você pode pegar marcadores de páginas. Quem não ama marcadores?
Mas falando sério, tudo nós temos que ninguém pode nos arrancar é o conhecimento. E esse conhecimento de forma geral encontramos nas páginas dos livros, e principalmente tudo lemos é para sempre, até aquele livrinho hot tem algo a nos ensinar, acredite. E informações que iremos levar para o resto da vida. Então não justifica deixar esse nosso direito acabar ou ir para o ralo?
Se você ainda não entendeu bem o que está acontecendo, sugiro lerem o textão maravilhoso de Luiz Schwarcz no blog da Companhias das Letras. Acho que fica muito bem explicado e sentimos na pele o que esse seguimento está passando.
Meu sonho sempre foi trabalhar em editora e viver daquilo que mais amo, livros. E não quero que isso se acabe e eu me sinta sozinha e órfã. Faça amigo oculto, dê livros!
Fonte: Moldura Literária

Compartilhar este post