Abrir uma empresa, definitivamente, pode transformar a vida de alguém – não apenas, mas também, financeiramente. Mas antes do dinheiro cair na conta ao final do mês, todo empreendedor precisa conhecer o que é custo e a lista de contas que precisará pagar para fazer seu negócio rodar.
Neste artigo de blog, você terá tudo o que precisa saber sobre o que é custo, suas classificações, exemplos e muito mais. Ficou interessado? Então é só seguir com a gente!
O que é custo?
Custo é todo e qualquer gasto ou saída de caixa que uma empresa tem, e que esteja diretamente relacionado à produção dos produtos ou serviços.
O que significa custo para uma empresa?
Para que uma empresa possa ter sucesso, ela precisa não apenas saber quais são seus custos, mas traçar a melhor estratégia para gerenciá-los. Se os custos forem mais altos que a receita, provavelmente o negócio não conseguirá se manter em pé por muito tempo, por exemplo.
Como o custo influencia no orçamento?
A definição do orçamento de uma empresa é feita por meio da análise das movimentações financeiras da mesma – incluindo as receitas, custos e despesas. Dessa forma, os responsáveis pelo planejamento orçamentário conseguem segmentar o montante necessário para a realização de cada atividade do negócio, o que normalmente pode resultar em diferentes centros de custo na organização.
Conhecendo bem os custos e despesas, as empresas têm noção clara do orçamento necessário para funcionamento e conseguem fazer movimentações ou adaptações no planejamento financeiro de acordo com a entrada de receitas.