EMBALAGEM: HERÓIS E VILÕES


EMBALAGEM: HERÓIS E VILÕES

Passeie pelo supermercado local e você pensará, corretamente, que a maioria dos produtos em exposição tem embalagens recicláveis. Papel, vidro, metal, muitos plásticos, todos podem ser descartados na coleta seletiva doméstica para reciclagem.

Mas, uma investigação feita por grupo de consumidores, descobriu que pouco mais de um terço (34%) dos mantimentos de marca mais vendidos do Reino Unido têm embalagens totalmente recicláveis. Além disso, apenas um em cada quatro (41%) não tem rotulagem relevante, o que significa que os consumidores não recebem nenhuma indicação se a embalagem pode ser reciclada ou não.

Pacote de variedades

Foram analisados 89 produtos de marcas populares, em dez categorias de alimentos diferentes, incluindo chocolate, refrigerantes, salgadinhos, iogurtes, bebidas, queijo e pão. Cada embalagem foi dividida em seus diferentes elementos, pesada e avaliada quanto ao grau de reciclagem de cada elemento.

O que o grupo de consumidores descobriu foi que a reciclabilidade das embalagens dos produtos não apenas variava enormemente entre as categorias de alimentos, mas também entre as marcas em cada categoria. Enquanto os cereais matinais e os sucos geralmente têm embalagens amplamente recicladas, batatas fritas, chocolate e queijo são embalados em materiais difíceis de reciclar. Essas três categorias também tiveram algumas das piores rotulagens, com apenas 10% das barras de chocolate indicando se sua embalagem poderia ser reciclada.

“Para reduzir o lixo nos aterros, o governo deve tornar a rotulagem obrigatória, simples e clara”, disse Natalie Hitchins, chefe de produtos e serviços domésticos. “Isso permite que os compradores saibam exatamente como descartar a embalagem dos produtos que consomem.”

O bom, o mau e o não reciclável

Batatas fritas, chocolate e queijo podem ter registros de reciclagem ruins quando se trata de suas embalagens, mas outras categorias têm seus próprios problemas. A sustentabilidade dos potes de iogurte foi considerada diferente dependendo da marca, com alguns potes Muller e Cadbury sendo feitos de poliestireno – um material difícil de reciclar. No entanto, a Onken prova que é possível, com sua panela de polipropileno e tampa de tereftalato de polietileno (PET), ambas amplamente recicláveis.

Simon Ellin, CEO da The Recycling Association, disse: ‘Não há desculpa para não redesenhar os potes de poliestireno. É uma mudança simples. ‘

Mais trabalho a ser feito

O relatório mostra que, apesar das muitas campanhas, lançamentos e anúncios de marca em torno da sustentabilidade, ainda há um longo caminho a percorrer para muitas marcas domésticas tornarem suas embalagens totalmente recicláveis. O grupo de consumidores realizou um estudo semelhante há dois anos, que descobriu que até 29% das embalagens de supermercado com marca própria não eram facilmente recicláveis, então poderíamos concluir que não houve um grande progresso nesse tempo.

“Os consumidores estão clamando por marcas que levem a sustentabilidade a sério e produtos que sejam fáceis de reciclar”, disse Natalie Hitchins. “Mas para que qualquer diferença real seja feita no meio ambiente, os fabricantes precisam maximizar o uso de materiais recicláveis ​​e reciclados e garantir que os produtos sejam rotulados corretamente.”

Fonte: Whick?


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